quarta-feira, 19 de março de 2014

Sete razões para acabar com a conta do Facebook

Rede social Sete razões para acabar com a conta do Facebook

O Facebook está tão enraizado no contexto da vida social ‘online’ que quem não tem uma conta de Facebook é quase como se não existisse na internet. No entanto, o tempo que passamos na rede social também pode ser prejudicial. Veja algumas razões reunidas pelo Mashable para acabar com a sua conta na rede social de Mark Zuckerberg.
O Facebook não tem só vantagens no que ao contexto da vida social online diz respeito.
Se por um lado podemos voltar a encontrar amigos e família com quem não estamos no dia a dia, encontrar oportunidades de trabalho ou manter um registo eletrónico da nossa vida, por outro também nos deparamos com a competição pouco saudável e com o ciúme provocados pela exposição (planeada) da vida alheia.
O Mashable reuniu algumas razões para acabar com a conta de Facebook, sendo que estas sete podem ser aplicadas a qualquer utilizador:
  1. Adição inconsciente: quanto mais tempo se passa a vaguear pelos murais da rede, maior se torna o 'vício' e mais difícil é estar sem aceder à conta, de acordo com alguns estudos.
  2. Baixa a autoestima: as fotografias e publicações selecionadas a dedo pelos utilizadores causam um decréscimo na autoestima de que está ‘do outro lado’.
  3. A ‘caça’ ao trabalho: se a rede social pode ajudar a arranjar trabalho, também o ajuda a ser posto de lado. De acordo com um estudo, 69% dos empregadores rejeita candidatos por não gostar do que vê no seu perfil de Facebook.
  4. O fim de um relacionamento: é desencorajador e triste ver as publicações de quem acaba de sofrer um desgosto, mas pior é essa pessoa poder ter que assistir à nova relação do antigo par romântico.
  5. A inveja do Facebook: muitos estudos afirmam que a rede social potencia o sentimento de inveja porque os utilizadores passam a impressão de uma vida de sonho que, mesmo não sendo exatamente verdade, pode impressionar quem ‘lê’.
  6. Procrastinar: se tem um prazo para fazer alguma coisa que não quer muito fazer, então o Facebook vai ser a sua desculpa 'ideal'.
  7. Privacidade: as constantes alterações da política de privacidade do Facebook têm tornado os dados dos utilizadores cada vez mais vulneráveis à invasão alheia.